Logo Observatório Social de Criciúma

Observatório Social emite parecer sobre contratos de vigilância de Criciúma

16/03/2017

Observatório Social convida população para acompanhar plano orçamentário que será apresentado pela prefeitura

Com o objetivo de auxiliar a gestão municipal na economia dos recursos públicos o Observatório Social de Criciúma aceitou o pedido de analisar os contratos particulares em vigência na prefeitura do município. Após um mês e meio de análise foi protocolado na manhã desta sexta-feira (10), as recomendações referentes aos contratos de vigilância particular.

 

Os contratos encerram no fim de março e abril, por isso foram os primeiros analisados pelo OS. “Estamos convictos que os valores serão menores a partir de outra licitação. Os valores atuais estão muito altos, em desacordo com o mercado da região”, explica o presidente do Observatório Social, Sinésio Volpato.

 

Em análise foi constatado que os valores anuais dos cinco contratos de vigilância, considerando apenas o aluguel de equipamentos, ultrapassam R$1,5 milhão. Após estudos e pesquisas, as recomendações encaminhadas pelo OS foram as seguintes:

 

  1. Que seja realizada nova licitação;
  2. Que o edital seja feito por unidade, tais como: escolas, unidade básica de saúde entre outras;
  3. Que a manutenção seja por demanda (valor por chamada).

 

O Observatório Social de Criciúma segue analisando os contratos, com o intuito de preservar o dinheiro público e prezar pela eficiência dos serviços contratados, e estará emitindo novos pareceres a prefeitura ao longo das próximas semanas.