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Família e Escola: uma parceria necessária

22/08/2016

Observatório Social convida população para acompanhar plano orçamentário que será apresentado pela prefeitura

Novos tempos, novas formações familiares, um mundo rodeado de mudanças, repleto de informações e situações que nos desafiam diariamente, entre elas, a educação dos filhos.         

O papel da família e da escola na educação ainda gera discussão por não estar claro para muitos que, educação é direito de todas as crianças e dever compartilhado entre família, escola e sociedade. Entretanto, algumas famílias ainda acreditam na eficiência solitária da escola, delegando-lhe, muitas vezes, funções que não são suas. Indubitavelmente, uma parceria se faz necessária entre essas instituições, no sentido de direcionar corretamente o educando para o seu ingresso na vida adulta, que inclui harmonia entre o trabalho e a vida pessoal.

Com relação ao contexto familiar, algumas atribuições ainda são consideradas como elementos fundamentais para a base da educação, porque a família inicia o processo educacional antes mesmo de a criança chegar à escola. É nela que acontecem as primeiras interações com o mundo exterior, no qual se aprendem valores, afetos e comportamentos que irão determinar a adaptação do indivíduo à sociedade, influenciando assim sua relação com as pessoas e com o mundo.

A família, independente de sua configuração, nuclear ou não, afetiva ou consanguínea, precisa ter participação direta na educação de seus membros. Assim, é fundamental que entre família e a escola, exista uma parceria real para que juntas possam alcançar o objetivo de formar um cidadão capaz de viver o seu mundo e de preservar sua identidade, da melhor maneira possível.

Hoje, percebemos que os pais se mostram inseguros na educação de seus filhos revelando uma falta de direcionamento e posicionamento diante de fatos que requerem uma postura mais firme. Muitos não querem criar seus filhos da mesma forma como foram criados (forma repressora), outros esquecem o seu papel de educadores deixando-os extravasarem suas energias de forma ilimitada, sem controle.

A responsabilidade, limites e disciplina não tornarão a criança infeliz, e sim contribuirão para a formação de um ser mais completo. Um “não”, às vezes se faz necessário, e pode ser um ato de amor. O papel da família se faz importante para criar um ambiente cooperativo com os filhos. Quando a criança entra na idade escolar ela precisa das referências familiares para discernir suas decisões.

Percebe-se assim, a necessidade da corresponsabilidade da família e da escola, no cumprimento de suas funções educadoras numa parceria propícia à formação plena do indivíduo.

Mafalda Rosso Izidoro - Pedagoga e Mestra em Educação e Cultura- Voluntária da Câmara de Educação do Observatório Social de Criciúma